Dia dos Namorados pode aumentar casos de golpes

21:38 ZaC 1 Comments

Além de movimentar o comércio, o Dia dos Namorados aumenta as chances de lojistas serem vítimas de golpes. A afirmação é do superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (SP), José Augusto Gomes. Segundo ele, semanas de datas comemorativas como o 12 de junho são escolhidas por falsários pelo grande movimento no caixa das lojas.
Os criminosos enviam boletos de pagamentos falsos, nos quais são cobradas taxas de contribuição e dívidas pontuais. Os remetentes são entidades cujos nomes se parecem com o de órgãos tradicionais, o que confunde os lojistas. Segundo Gomes, muitos pagam com medo de figurarem como devedores. "O negociante compra e vende. Se ele tiver nome sujo, o trabalho dele pára", diz.
Muitas vezes, os boletos são seguidos de ligações, que pedem pagamento imediato para que a loja não seja alvo de processo legal. Com anúncios em jornais locais e avisos em sua newsletter, a associação faz alertas freqüentes sobre o problema. "Dia dos Namorados, Dia das Mães e o mês de janeiro são épocas que concentram golpes", diz Gomes. Por terem muitas contas a pagar, os comerciantes estariam mais propensos a não perceber cobranças suspeitas.
Segundo Marcel Solimeo, economista chefe da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), esses golpes vem aumentando nos últimos anos no Estado. Para ele, no entanto, a concentração maior gira em torno de datas de contribuição sindical. "Como os empresários pagam tanto imposto, tanta taxa, muitos não se dão conta de que não teriam nada que pagar", diz.
Para as entidades, a arma contra os golpes é simples. Todos os pagamentos devem ser checados pelos contadores e apenas entidades às quais o lojista faz parte devem receber contribuição.



Pelomenos o "pombinho" que der o golpe não vai gastar nada e vai ter uma grande noite. xD

Um comentário: