Mundo Animal --> Kopi Luwak

23:02 Unknown 4 Comments

Você sabe o que é Kopi Luwak? Não? Aff! Não acredito!
Kopi Luwak nada mais é que o café mais caro do mundo, que tem como matéria-prima as fezes deum mamífero semelhante ao gato.
Argh, né? E você agora se pergunta: "Como alguém paga pra beber café feito de coco de gato?"
Para responder a essa sua dúvida... Continue lendo. Oras!


Essa, digamos, excentricidade do café sempre foi considerada uma lenda urbana, até que um estudo realizado pelo pesquisador italiano Massimo Marcone, em 2004, confirmou o que deve ter feito o estômago de muitos apreciadores da iguaria revirar.
Os preciosos grãos são mesmo processados pelo sistema gastrointestinal e depois retirados dos excrementos da civeta, um mamífero parecido com um gato, que não existe no Brasil ( na Indonésia, as palavras Kopi e Luwak significam, respectivamente, café e civeta). O animal come somente os frutos mais doces, maduros e avermelhados do café, que são digeridos pelo seu organismo, com exceção dos grãos, que são excretados junto com suas fezes. E é justamente essa produção limitada dos grãos (menos de 230 quilos por ano) o motivo de sua raridade, preço alto (cerca de mil dólares o quilo) e sabor inigualável, garantem os apreciadores. "Uma mistura de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns" descreve Marcone.
O pesquisador explica que à medida que o grão passa pelo sistema digestório do animal, ele sofre um processo de modificação parecido com o utilizado pela indústria cafeeira para remover a polpa do grão de café, mas que envolve bactérias diferentes das usadas pela indústria, além das enzimas digestivas do animal. É isso que dá ao Kopi Luwak seu sabor característico inigualável. Mas esse processo um tanto quanto esquisito de produzir café não representa riscos à saúde? "Os resultados dos testes que fiz em meus trabalhos mostraram que a bebida é perfeitamente segura", garante Marcone.
Não existem registros precisos sobre a história do Kopi Luwak, mas acredita-se que sua origem data de cerca de 200 anos atrás, quando os colonizadores holandeses iniciaram plantações de café nas ilhas de Java, Sumatra e Sulawesi, onde hoje é a Indonésia.
É nessas ilhas que vivem as civetas, que começaram a se alimentar da planta. Para evitar o desperdício, os plantadores de café começaram a coletar os grãos que saíam intactos das fezes dos animais. Em algum momento alguém resolveu experimentar essa variedade aparentemente pouco apetitosa e descobriu o que hoje é considerado o café mais saboroso do mundo. E você, ficou com vontade de encarar?

***

Agora você, querido leitor, pode ficar feliz. Agora você pode votar na eleição que elegerá o cão mais feio do Mundo ! Êbaaa

Para 16 cachorros que lutam pelo prêmio de US$ 1 mil, fugir aos padrões de beleza é fundamental. Eles são candidatos ao título de "cachorro de mais feio do mundo - versão 2008" e têm em comum línguas tortas, pêlos irregulares e ligeiros desvios de "simetria facial".
O vencedor da vigésima edição do concurso ganha US$ 1 mil e um troféu. No site oficial da competição é possível ler uma breve biografia dos candidatos e escolher um "campeão". O resultado sai dia 20 de junho, durante a feira Sonoma-Marin, que acontece de 18 a 22 de junho em Petaluma, na Califórnia.
Os favoritos ao prêmio:
Elwood, o primeiro no alto, à esquerda, é o atual campeão.
Pensamento do Dia
Quem não tem cão caça com gato!
Bom, por hoje é só.
Beijo!
"Té mais ver"
FONTE: G1
Comentários lá em cima!

4 comentários:

  1. Quero minha parte em cerveja.

    ResponderExcluir
  2. shauhsua q nojo, cafe de merda !!!
    essa dos cachorros tbm colokei no meu

    ResponderExcluir
  3. lega seu blog

    noticias irrelevantes mesmo..

    http://britneyview.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oloco! Eu quero tomar esse tal de kopi luwak srrsrs.

    Ah e sobre os caes, o "Elwood" ganhará todas, sempre, o bichin é fei que só o cao! RS

    ResponderExcluir